Nos siga

Nanoencapsulação, segura e eficaz à beleza!

28-09-2020 | Química Cosmética

Nanoencapsulação, segura e eficaz à beleza!

O autocuidado com a saúde e beleza conquista, dia a dia, novos adeptos. Rotinas de beleza estão mais presentes na vida diária e, com essa nova realidade, a “clean beauty” ganhou força. Produtos dermocosméticos multifuncionais ganharam espaço na rotina de cuidados pessoais.

A contribuição das substâncias tensoras

01-08-2020 | Química Cosmética

A contribuição das substâncias tensoras

Quando nos referimos a substâncias tensoras, deve-se notar que existem dois tipos: aqueles que atuam no nível superficial e aqueles que penetram nos tecidos (DMAE). Com a sua contribuição, vamos estimular a contração muscular, evitando a formação de rugas e normalizando a flacidez.

Aplicações de ácido ursólico

01-08-2020 | Química Cosmética

Aplicações de ácido ursólico

No antienvelhecimento, uma de suas várias aplicações, o ácido ursólico e seus derivados melhoram e fortalecem o colágeno da pele, alcançando maior elasticidade da pele e melhorando o aparecimento de rugas e manchas.

O sistema endocanabinóide

01-08-2020 | Química Cosmética

O sistema endocanabinóide

Descoberto na década de 1990, enquanto pesquisadores estudavam os efeitos da cannabis e canabinóides no corpo, é um sistema de comunicação intercelular e sua principal função é manter a homeostase do organismo, apesar das flutuações no ambiente externo.

Ácido lático, um químico antiage

01-08-2020 | Química Cosmética

Ácido lático, um químico antiage

Um dos dois primeiros ácidos conhecidos, o ácido lático é usado principalmente como um produto químico antigênico para suavizar contornos, reduzir os danos causados ​​pelo sol, melhorar a textura e o tom da pele e a aparência geral.

Química Cosmética | 

Como se produzem os cremes com células tronco?

As células tronco ou steam cells são células especiais porque são consideradas verdadeiras células mãe, ou seja, são capazes de se dividir ou se diferenciar gerando vários tipos de células de linhagens diferentes. E essa capacidade de multiplicação tem uma capacidade de duração bem maior do que as das células comum.

0

quarta-feira 09 de Setembro de 2020 // Por Dra. Fernanda Herreros 

Dra. Fernanda HerrerosJá há alguns anos, a indústria cosmética cita comercializar cremes ou cosméticos com células tronco. Mas será que eles têm células tronco mesmo? De onde elas vêm? São células humanas? Vamos conversar sobre isso nesse artigo.

As células normais de todos os organismos vivos, uma vez formadas e diferenciadas para exercer uma função, só são capazes, quando muito, de formar outras células iguais a elas. Assim, uma célula muscular só pode formar uma célula muscular; uma da pele, só pode formar outra célula cutânea e assim por diante. E essa capacidade de multiplicação tem uma duração bastante limitada.

As células tronco ou steam cells são células especiais porque são consideradas verdadeiras células mãe, ou seja, são capazes de se dividir ou se diferenciar gerando vários tipos de células de linhagens diferentes. E essa capacidade de multiplicação dura muito mais do que as das células comum.  

Podem gerar células multiplicadoras como elas mesmas ou, por exemplo, uma única célula tronco humana pode gerar células musculares, células adiposas, células do sangue, de osso, dos nervos, do dente. Estão presentes em todos os organismos vivos:  animais, humanos, plantas...
Essa capacidade de ser uma repositora de tecidos é de grande interesse médico e atualmente estético.

CELULAS TRONCO

Como disse, hoje há no mercado cremes que dizem conter células tronco. Será que é verdade?

É preciso esclarecer que não há autorização para a comercialização de cosméticos que tenham no seu interior células tronco humanas. Assim, o primeiro ponto a explicar é que, na verdade, tais produtos contêm extratos vegetais.

O uso de célula tronco humana apesar de parecer tentador, tem vários riscos associados. Qualquer célula de tecido humano, se o doador dessa célula tiver uma doença, na teoria, poderia transformar o produto (creme e afins) como um verdadeiro veículo de contaminação para quem o usa. Assim, ainda estamos longe de ter um cosmético desse tipo.

Os cremes que dizem ter células tronco contêm, na verdade, como seu ingrediente chave um extrato de células tronco de plantas. De um modo geral são de plantas como as berries (framboesas, mirtilos, morango) ou a maçã.

Essas células tronco são retiradas de diversas partes da planta: folha, caule, frutos, raiz...  Mas, a preferência é pelas folhas por serem ricas em   antioxidantes (porque são o local preferencial da fotossíntese).

Essas folhas são lavadas, esterilizadas, cortadas em pequenos pedaços e colocadas em placas de agar, com estimuladores de crescimento. As células tronco formadas nesse processo são retiradas, purificadas e transformadas num pó.

É esse pó que será colocado no seu creme. Esse pó tem células tronco vivas, viáveis? Não. Ele é um extrato, tem as substâncias que estavam dentro das células tronco, como antioxidantes, resveratrol, antocianidinas... Substâncias botânicas que sabidamente diminuem a inflamação na pele, melhoram a capacidade cutânea de regenerar sua barreira e combater os radicais livres, tão implicados no envelhecimento.

CELULAS TRONCO

Todo esse processo ocorre no laboratório, inclusive as plantas das quais se retiram o extrato são plantas criadas em condições laboratoriais.

Não retiram essas substâncias da natureza porque assim sabem que aquela planta nunca recebeu pesticidas ou contaminantes, nem sofreu com condições climáticas desfavoráveis ou um solo pobre, o que poderia dar um produto antiidade de má qualidade.

Assim, os cremes de célula tronco contém o mais puro extrato botânico, sem células tronco, mas rico em antioxidantes livres de pesticidas e contaminantes.


Dra. Fernanda Herreros
Médica dermatologista e doutorado pela Unicamp.


Mais info:

fernandaherreros@uol.com.br

www.instagram.com/fernandaherreros/




Comentários

Deixe o seu comentário

IMPORTANTE: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências deles derivadas podem estar sujeitas às sanções legais correspondentes. Qualquer usuário que incluir em suas mensagens comentários que violem o regulamento será eliminado e desativado para comentar novamente.

Digite o código a seguir e clique no botão enviar.

COMENTÁRIOS DO LEITOR (0)

Area Médica

Revitalização biológica e celuloterapia ortomolecular

Revitalização biológica e celuloterapia ortomolecular

Envelhecer é sinônimo de desvitalização. Em vez disso, a terapia celular biológica é uma verdadeira revitalização celular de todos os órgãos do corpo. Seu princípio básico é a especificidade do órgão: a pele cura a pele, o fígado cura o fígado, e assim será para cada órgão ou tecido tratado.

Como ter um rosto bonito e saudável depois de 40 anos

Como ter um rosto bonito e saudável depois de 40 anos

Com a idade, ocorre uma diminuição dos hormônios (quase metade dos estrogênios e progesterona do que há 20 anos). Durante a menopausa, as alterações se desenvolvem lentamente, menos colágeno é sintetizado na derme, aparecem rugas mais marcadas e flacidez.

Lentigos senis, solares, benignos e malignos

Lentigos senis, solares, benignos e malignos

Lentigos simples são pequenas manchas e pigmentações associadas à exposição ao sol ou à idade. Eles são benignos e representam apenas um problema estético. No entanto, eles podem ter uma variante maligna: melanoma.


Bolsa de Emprego / Oportunidades

O Que procura encontra.

O Cosmetologas.com.br oferece a todos os profissionais, empresas e instituições de beleza a oportunidade de publicar gratuitamente em seus Bolsa de Emprego / Oportunidades , com três tipos de avisos: Solicitação de Emprego (vagas), Oferta de Emprego (profissionais à procura de trabalho) e Classificados (compra / venda privada de equipamentos usados, ágio, aluguel, permutas, etc.).
Para postar seu aviso, preencha o formulário on-line abaixo.

síganos en Facebook

Pesquisa

Que tratamento seus clientes mais solicitam?

Area Estética

Ver mais
Menopausa e pele: tratamento em gabinete
Menopausa e pele: tratamento em gabinete

Fisiologicamente, as mulheres apresentam alterações corporais determinadas pela cárie hormonal que causam sensibilização na pele do rosto devido à vasodilatação e desidratação que ocorre com à perda de água das ondas de calor. A importância do trabalho cosmético.

Acne, os efeitos curativos da lama térmica
Acne, os efeitos curativos da lama térmica

O uso da lama térmica em problemas de acne oferece ótimos resultados, pois atua como um anti-inflamatório, cicatrizante e antisséptico, arrastando restos epidérmicos, bactérias e desinfetando todo o campo.

A memória da pele e a importância do cuidado estético
A memória da pele e a importância do cuidado estético

Nossa pele fala conosco. Sua aparência é um verdadeiro reflexo de seu estado de saúde. Protegê-la contra agentes externos e cuidar adequadamente dela é essencial para mantê-la saudável. Alterações como acne, celulite ou envelhecimento afetam significativamente sua funcionalidade.

Monitores de computadores e manchas na pele
Monitores de computadores e manchas na pele

Embora não seja tão agressiva quanto os raios ultravioletas, a luz gama emitida por monitores de computadores contribui para a pigmentação da pele do rosto, causando manchas hipercrômicas, como Melasma e Lentigo solar, que podem aparecer após um ano ou mais.

Etapas básicas para uma sessão de sauna seca
Etapas básicas para uma sessão de sauna seca

Para fazer uma sessão de sauna, deve-se seguir um determinado protocolo que garanta sua eficácia. No entanto, é sempre o próprio usuário quem deve adaptar as instruções gerais ao seu próprio gosto, levando em consideração seu estado de espírito, seu estado físico e sua própria experiência.

Microblading: uma nova técnica de maquiagem semi-permanente
Microblading: uma nova técnica de maquiagem semi-permanente

Sua origem vem do "tébori", uma técnica de tatuagem manual que iniciou há 25 anos no Japão e na China, onde o pigmento ou tinta é implantado na epiderme. É ideal para aquelas mulheres que sofrem de falta de pelos nas sobrancelhas e perda de espessura.