Nos siga

Baby Spa: massagem doce

06-08-2020 | Area Estética

Baby Spa: massagem doce

São muitas as técnicas de massagem que foram desenvolvidas em torno do bebê, uma delas é a Shantala. No Spa do bebê também administramos o distanciamento, a solidão e, sobretudo, a atitude do massagista, pois ele deve treinar as mãos com manobras precisas capazes de transmitir carinho e segurança.

Acne após 40 anos

06-08-2020 | Area Estética

Acne após 40 anos

Embora mais comum entre adolescentes, a acne se estende além da adolescência e, também, afeta adultos sendo as mulheres em maioria. Diferentes estudos epidemiológicos confirmam um aumento notável das lesões de acne em mulheres após os 40 anos.

Menopausa e pele: tratamento em gabinete

06-08-2020 | Area Estética

Menopausa e pele: tratamento em gabinete

Fisiologicamente, as mulheres apresentam alterações corporais determinadas pela cárie hormonal que causam sensibilização na pele do rosto devido à vasodilatação e desidratação que ocorre com à perda de água das ondas de calor. A importância do trabalho cosmético.

Pele asfítica: a consequência do uso de cosméticos inadequados

06-08-2020 | Area Estética

Pele asfítica: a consequência do uso de cosméticos inadequados

A pele asfítica se enquadra na categoria da pele oleosa, com um problema quando se trata de liberar sebo para fora que se solidifica dentro do poro, entupindo-o e produzindo microcistos chamados miliuns. É aconselhável realizar peelings que atuem em profundidade, mas que não sejam agressivos.

Xerose cutânea

06-08-2020 | Area Estética

Xerose cutânea

Xerose cutânea é uma pele fosca, opaca, áspera, aderente ao toque e, às vezes, com tendência a descamar ou descascar. Sua espessura é fina, quase transparente, com pouca elasticidade e pouca hidratação. É muito sensível e pode ser facilmente irritada além de tendência para vermelhidão e rosácea. Geralmente é propensa a alergias.

Area Estética | Pele

As cinco camadas da epiderme

A camada  exterior e visível da pele, a epiderme é constituída por aproximadamente 90% de células epidérmicas (queratinócidos) e contém células de Langerhans (sistema imune), melanócitos (sistema pigmentário) e células de Merkel  (sistema nervoso). Trabalha para fornecer a proteção ao corpo.

0

Domingo 02 de Agosto de 2020

A pele esta constituída por três camadas sobrepostas, de fora para dentro são: epiderme, derme e hipoderme (tecido grosso subcutâneo).

A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela contém várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

A epiderme, camada  exterior  e visível da pele, é formada principalmente pelos queratinocitos (células mortas) e é constantemente substituída pela descamação e a replicação no seu interior formando regularmente novos queratinocitos que após aproximadamente 30 dias alcançam  a superfície  e garante um progressivo endurecimento se desprendendo, finalmente, da pele como células mortas.

CAMADAS DA PELE

Constituída por aproximadamente 90% das células epidérmicas (queratinócitos) a epiderme contém células de Langerhans (sistema imune), melanócitos (sistema pigmentaria) e células de Merkel (sistema nervoso).

Sua espessura incluindo a capa córnea varia segundo a região cutânea entre 0,04 e 0,4 mn. com um valor médio de 0,05 mn. Em seu ponto mais grosso por exemplo, as plantas palmares dos pés pode ter uma largura  até 2 mm.

A camadas e os estratos

A epiderme é um epitélio plano poliestratificado queratinizado formado por cinco estratos que, com exceção da basal, compreendem pela sua vez novas camadas de células.

Os nomes e ordens dos estratos do interior até a superfície da pele e são:

1) Estrato basal.

2) Estrato espinhoso.

3) Estrato granuloso.

4) Estrato lúcido.

5) Estrato córneo.

Estrato córneo (stratum corneum)

A camada mais superficial da epiderme está formada por células mortas escamosas, finas que se desprendem continuamente e são substituídas por outras.

O citoplasma dessas células foi sido substituído por uma proteína hidrófoba: a queratina.

Esta passa através do estrato do extremo inferior até a superficie para se desprender e ser convertida em escamas córneas durante duas semanas.

Como a união entre os desmossomos  e células aparece reforçada nesta camada e apresenta resistência elevada a erosão.

O processo pela qual as células mais profundas da epiderme se enchem de queratina e se deslocam para a superfície da pele se denomina queratinização.

Em algumas doenças o processo de queratinização tem um aumento anormal produzindo uma hiperqueratose, caracterizada por uma pele grossa, pouco elástica que se rasga com facilidade .

A camada  córnea permite apenas a passagem da água e substâncias solúveis com exceção as de baixo peso molecular. Esta barreira fica debilitada quando a pele não tem água por muito tempo.

Estrato Lúcido (estratum lucidum)

Conhecida, também, como camada  transparente se encontra sé nas partes grossas da epiderme como as palmas das mãos  e as plantas dos pés.

Os queratinócitos são quase transparentes e se encontram agrupados precisam de núcleos e o citoplasma está repleto de uma substância gelatinosa, a eleidina que se transformara em queratina.

A eleidina  é muito rica em lipoproteínas e cumpre a função de impedir a saída da água .

Estrato granuloso (stratum granulosum)

Distribuídas entre duas e quatro camadas são células que começaram a degenerar e apresentam no citoplasma altas concentrações de enzimas lisossomais e ocasionalmente a falta de núcleo.

Nesta camada se iniciam as células granulares e o processo de queratinização

As células desse estrato contém granulos recheados de uma substância chamada queratolina necessária para a produção de queratina.

CAMADAS DA EPIDERMIS

Estrato espinhoso (stratum spinosum)

Formado por oito a dez camadas de células de formato irregular com pontes intercelulares, os desmossomos em destaque.

Estas células são ricas em DNA necessário para a síntese proteica que culminaria na produção de queratina .

Aqui também se encontram as células de Langerhans que formam parte do sistema imunológico.

Em caso de doenças cutâneas esta camada pode reter água onde se formariam bolhas na pele.

Popularmente conhecida como camada de Malpighi.

Estrato Basal (stratum basale)

Denominado também de camada germinativa, trata-se de uma monocamada de células cilíndricas (as únicas que fazem mitose).

A medida que formam novas células as primeiras migram para as camadas superiores da epiderme até se desprender na superfície cutânea.

A construção de queratinócitos tem lugar mediante a divisão celular e a regeneração acontece em várias etapas.

Os melanócitos e as células de Merkel incrustam no estrato basal. Os primeiros formam o pigmento responsável da pigmentação ou do bronzeado da pele, a melanina e as segundas estão associadas com as fibras nervosas e transmitem parte do tato.


Comentários

Deixe o seu comentário

IMPORTANTE: Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências deles derivadas podem estar sujeitas às sanções legais correspondentes. Qualquer usuário que incluir em suas mensagens comentários que violem o regulamento será eliminado e desativado para comentar novamente.

Digite o código a seguir e clique no botão enviar.

COMENTÁRIOS DO LEITOR (0)

Area Médica

Revitalização biológica e celuloterapia ortomolecular

Revitalização biológica e celuloterapia ortomolecular

Envelhecer é sinônimo de desvitalização. Em vez disso, a terapia celular biológica é uma verdadeira revitalização celular de todos os órgãos do corpo. Seu princípio básico é a especificidade do órgão: a pele cura a pele, o fígado cura o fígado, e assim será para cada órgão ou tecido tratado.

Como ter um rosto bonito e saudável depois de 40 anos

Como ter um rosto bonito e saudável depois de 40 anos

Com a idade, ocorre uma diminuição dos hormônios (quase metade dos estrogênios e progesterona do que há 20 anos). Durante a menopausa, as alterações se desenvolvem lentamente, menos colágeno é sintetizado na derme, aparecem rugas mais marcadas e flacidez.

Lentigos senis, solares, benignos e malignos

Lentigos senis, solares, benignos e malignos

Lentigos simples são pequenas manchas e pigmentações associadas à exposição ao sol ou à idade. Eles são benignos e representam apenas um problema estético. No entanto, eles podem ter uma variante maligna: melanoma.


Bolsa de Emprego / Oportunidades

O Que procura encontra.

O Cosmetologas.com.br oferece a todos os profissionais, empresas e instituições de beleza a oportunidade de publicar gratuitamente em seus Bolsa de Emprego / Oportunidades , com três tipos de avisos: Solicitação de Emprego (vagas), Oferta de Emprego (profissionais à procura de trabalho) e Classificados (compra / venda privada de equipamentos usados, ágio, aluguel, permutas, etc.).
Para postar seu aviso, preencha o formulário on-line abaixo.

síganos en Facebook

Pesquisa

Que tratamento seus clientes mais solicitam?

Area Estética

Ver mais
Menopausa e pele: tratamento em gabinete
Menopausa e pele: tratamento em gabinete

Fisiologicamente, as mulheres apresentam alterações corporais determinadas pela cárie hormonal que causam sensibilização na pele do rosto devido à vasodilatação e desidratação que ocorre com à perda de água das ondas de calor. A importância do trabalho cosmético.

Acne, os efeitos curativos da lama térmica
Acne, os efeitos curativos da lama térmica

O uso da lama térmica em problemas de acne oferece ótimos resultados, pois atua como um anti-inflamatório, cicatrizante e antisséptico, arrastando restos epidérmicos, bactérias e desinfetando todo o campo.

A memória da pele e a importância do cuidado estético
A memória da pele e a importância do cuidado estético

Nossa pele fala conosco. Sua aparência é um verdadeiro reflexo de seu estado de saúde. Protegê-la contra agentes externos e cuidar adequadamente dela é essencial para mantê-la saudável. Alterações como acne, celulite ou envelhecimento afetam significativamente sua funcionalidade.

Monitores de computadores e manchas na pele
Monitores de computadores e manchas na pele

Embora não seja tão agressiva quanto os raios ultravioletas, a luz gama emitida por monitores de computadores contribui para a pigmentação da pele do rosto, causando manchas hipercrômicas, como Melasma e Lentigo solar, que podem aparecer após um ano ou mais.

Etapas básicas para uma sessão de sauna seca
Etapas básicas para uma sessão de sauna seca

Para fazer uma sessão de sauna, deve-se seguir um determinado protocolo que garanta sua eficácia. No entanto, é sempre o próprio usuário quem deve adaptar as instruções gerais ao seu próprio gosto, levando em consideração seu estado de espírito, seu estado físico e sua própria experiência.

Microblading: uma nova técnica de maquiagem semi-permanente
Microblading: uma nova técnica de maquiagem semi-permanente

Sua origem vem do "tébori", uma técnica de tatuagem manual que iniciou há 25 anos no Japão e na China, onde o pigmento ou tinta é implantado na epiderme. É ideal para aquelas mulheres que sofrem de falta de pelos nas sobrancelhas e perda de espessura.