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Química Cosmética | Feggy Ostrosky

Cosméticos, beleza e cheiro

Os cheiros têm a capacidade de entrar em um centro emocional chamado hipocampo, responsável por armazenar memórias. Esse relacionamento tem sido explorado pela indústria de cosméticos desde os tempos antigos.

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Sábado 01 de Agosto de 2020

Dra. Feggy OstroskyA médica Feggy Ostrosky é uma das mulheres mexicanas mais destacadas atualmente no campo científico em nível nacional e internacional.

Pode-se dizer que ela é uma das pessoas que mais conhece o cérebro, já que dedicou sua vida a estudar a relação entre ele e o comportamento humano.

Autora de 25 livros publicados, 300 artigos científicos, é a fundadora da Sociedade Mexicana de Neuropsicologia e trabalha como porta-voz da marca Head & Shoulders, que a convidou para falar à mídia sobre a relação entre produtos de beleza e higiene e cheiro humano: o que acontece no cérebro quando o nariz detecta um odor?

Tivemos a oportunidade de conversar com ela sobre isso, porque parece que nos produtos de higiene pessoal e cosmética a experiência olfativa que deixa nos usuários se torna mais relevante do que a eficácia que eles têm. Por que o cheiro é tão importante para os seres humanos?

Entendendo seu nariz

Antigamente, os nômades usavam o nariz como orientador. Se continuarmos com a teoria da evolução de Darwin, antes de sermos humanos, éramos macacos e andávamos com o nariz mais perto do chão. Porém, o homem se endireitou e o olfato foi gradualmente relegado, ainda assim isso nos ajuda a sobreviver. Como? "Por exemplo, quando sentimos cheiro de algo estragado, quando sentimos fumaça ou amônia. Nós os detectamos imediatamente com odores desagradáveis, o que nos ajuda a ficar longe ou ficar alerta", diz o especialista.

Segundo o Dra. Ostrosky, os humanos reúnem cerca de seis milhões de células olfativas com as quais podemos sentir 10.000 aromas diferentes. Por outro lado, algumas raças de cães lidam com 300 milhões de células olfativas! Com as quais podem identificar até 40 mil odores diferentes. É por isso que os cães são frequentemente usados para detectar sobreviventes em um terremoto ou para detectar drogas, pois a percepção olfativa é bem maior que a de seres humanos.

Para cheirarmos algo, são necessárias apenas duas sinapses (ou conexões cerebrais) que funcionam assim: o cheiro viaja para o centro do cérebro, ou seja, o sistema límbico que lida com emoções e memórias de eventos. Então associamos imediatamente um cheiro a uma memória.

Como os aromas influenciam a vida cotidiana dos seres humanos?



O que o Dra. Ostrosky nos diz é que os cheiros têm a capacidade de entrar em um centro emocional chamado hipocampo cientificamente, responsável por armazenar nossas memórias. Portanto, quando um aroma se conecta ao hipocampo, nossas memórias, boas ou más, são acionadas e provocam emoções e mudanças em nosso humor.

Naturalmente, essa relação tem sido explorada pela indústria de cosméticos desde os tempos antigos. Existem até registros de que Cleópatra já estava cheirando a perfumes, portanto, não é de surpreender que hoje exista uma grande oferta de produtos que, além de sua eficácia, proporcionam benefícios olfativos e transportam você para um certo estado de espírito.

É possível manipular nosso humor com um aroma?

"A indústria de cosméticos tentou incorporar essa relação com seus produtos. Apesar do fato de a relação entre emoções e olfato ser um fato, muitas marcas exageraram sua publicidade. Não é mentira, mas um cheiro tem mais a ver com a experiência de cada pessoa. Existe inclusive uma observação popular quando se resgata uma memória olfativa: "cheira a ...", diz a médico.



A verdade é que existem algumas coisas que despertam emoções mais universais. Por exemplo:

- Hortelã: produz relaxamento e remove o estresse. Está associado a frescura e limpeza.

- Maçã: tem a ver com o Natal e, também, com canela. Produz tranquilidade e está associado ao espírito festivo e ao calor do lar.

- Citrinos: limão, laranja, etc. Eles estão associados à limpeza e energia.

O cheiro do casal

Algo muito curioso sobre os cheiros que Feggy Ostrosky nos disse tem a ver com os aromas do casal: quanto mais alguém sente o cheiro de você, maior a probabilidade de atraí-lo.

Acontece que todos nós temos vírus e bactérias, os mesmos que, embora não percebamos, formam um cheiro específico que é como uma impressão distintiva do nosso corpo e essa impressão ou essência é detectada por pessoas em um nível inconsciente.

Por outro lado, quanto mais semelhantes são as essências, menor é a atração. É por isso que nunca seríamos atraídos pelo cheiro de alguém da nossa família: é uma simples sobrevivência.


Fuente: Esmas

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